sexta-feira, 9 de julho de 2021

Bailarino aborda saúde mental em espetáculo

A arte pode ser um refúgio nos piores momentos. Um ano após a morte de seu pai, o coreógrafo capixaba Marcelo Oliveira lança o espetáculo “Desabafo – recortes pandêmicos”, que passa de maneira virtual entre os dias 09 e 30 de julho pelas cidades de São Mateus (09/07), Mucurici (17/07), Montanha (20/07), Vitória (22 e 23/07) e Jaguaré (30/07), todas no Espírito Santo. A apresentação traz questionamentos sobre ansiedade e lida com a importância da manutenção da saúde mental. O projeto também contempla debates e oficinas, promovidas de forma online via YouTube e pela plataforma Zoom.

 

Criado pelo artista, intérprete, coreógrafo, professor de dança, produtor e ativista cultural, Marcelo Oliveira, o espetáculo Desabafo é uma forma de acesso positivo para lidar com os problemas gerados durante o período de isolamento social, que se estende por mais de um ano.


“A base gestual do espetáculo, assim como a concepção artística, advém das pesquisas em torno das cobranças do dia a dia em acertar e cumprir metas pré-estabelecidas por uma sociedade, e que geram nos nossos corpos um estado latente de ansiedade, tornando pessoas tendencialmente inseguras e instáveis, vítimas de uma aflição que castra a possibilidade da ação e instaura sensações de pânico, medo e outras”, define Marcelo.


Foto: Mariana Garcia.



O principal objetivo do espetáculo itinerante é disponibilizar de forma gratuita atividades artísticas para públicos em situação de vulnerabilidade. A ideia é estimular a formação de plateia ao dialogar com outras localidades sobre as produções de dança. Além de, claro, propiciar visibilidade para os artistas capixabas.

 

Em cena, o bailarino Marcelo Oliveira demonstra por meio de sua performance corporal os sintomas da ansiedade e destaca pontos importantes de como enfrentar os males do transtorno que mais ataca os brasileiros: segundo a OMS são quase 19 milhões de brasileiros diagnosticados. Marcelo é professor de dança na Prefeitura de São Mateus e leciona para mais de 210 alunos, onde desenvolve seu trabalho de pesquisa que envolve saúde mental dentro da prática da dança. Também atua como produtor cultural, idealizador do projeto C.R.I.A (Coletivo Regional de Iniciação Artística) que fornece aos jovens cursos de formação e iniciação artística dentro do audiovisual.

 


SERVIÇO


Desabafo - recortes pandêmicos


GRATUITO


YouTube: Belas Artes Projetos Culturais


Classificação etária: LIVRE


Cidade de São Mateus (Episódio 1)

Data: 09/07 (sexta-feira)

Horário: 09h (oficina e roda de conversa) l 20h (espetáculo)

 

Cidade de Mucurici (Episódio 2)

Data: 17/07 (sábado)

Horário: 20h (espetáculo, oficina e roda de conversa)


Cidade de Montanha (Episódio 3)

Data: 20/07 (terça-feira)

Horário: 20h (espetáculo, oficina e roda de conversa)

 

Cidade de Vitória (Episódio 4)

Data: 22 e 23/07 (quinta e sexta-feira)

Horário: 15h (oficina - 23/07) l 20h (espetáculo - 22/07)

 

Cidade de Jaguaré (Episódio 5)

Data: 30/07 (sexta-feira)

Horário: 15h (oficina e roda de conversa) l 20h (espetáculo)


Inscrição para oficinas: https://forms.gle/a4pqBP7u6txpRFGn9



Acompanhe o espetáculo:

 

Belas Artes: https://www.instagram.com/belasartessm/

Marcelo Oliveira: https://www.instagram.com/marcelopires_01/

Coletivo Cria: https://www.instagram.com/cria.es/

Nenhum comentário:

Postar um comentário