sexta-feira, 30 de julho de 2021

Inscrições abertas para o Lab.IC 2021

Artistas do Espírito Santo que desejam desenvolver sua pesquisa na área da dança, com o objetivo de transformá-la em um trabalho solo, têm a oportunidade de se inscrever na segunda edição do Laboratório do Intérprete-Criador (Lab.IC) – contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020. As inscrições estão abertas de 26 de julho a 08 de agosto e podem ser feitas gratuitamente através de formulário online, disponível nas redes do próprio Lab.IC e do portal Dança no ES, que realiza as atividades do núcleo. Neste ano, serão selecionados cinco artistas, sob curadoria de Mariana Pimentel (RJ), que receberão, ainda, uma bolsa de R$ 800 por 5 meses para auxiliar no desenvolvimento de seu trabalho.

Para se inscrever, os interessados precisam escrever sobre sua trajetória na dança e apresentar sua proposta de pesquisa. Podem ser inscritas propostas nas mais diversas estéticas de dança, incluindo pesquisas transversais, entre tipos diversos de danças ou de linguagens. Caso aprovada, a pesquisa será orientada pela coordenadora do projeto, Ivna Messina, com a colaboração dos demais participantes do núcleo.


Eliane Miranda apresenta Rascunho, resultado do primeiro Lab.IC. Foto: Esteban Bísio.

“O Lab.IC acontece por meio de encontros, nos quais os participantes apresentam e compartilham o desenvolvimento de suas pesquisas individuais e recebem de volta do grupo retornos, referências, ideias, percepções, apontamentos, etc.”, explica Ivna.

No total, serão 15 encontros, realizados sempre aos sábados e de forma virtual durante o segundo semestre de 2021. Nesse período, os integrantes irão se dedicar à materialização de suas propostas criativas, chegando, ao final, à criação de trabalhos solo de dança em formatos diversos, como espetáculos, performances, instalações, coreografias, videodanças, etc. O resultado será apresentado em uma mostra, também virtual, aberta ao público.

Além da mostra dos trabalhos solo, o projeto promoverá a divulgação, em formato de dossiê, dos relatos de experiência de cada integrante ao final do Lab.IC. Essa publicação, que consistirá em um registro por escrito de todas as pesquisas desenvolvidas, será disponibilizada para toda a comunidade interessada.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 75,8 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas 1,5 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa. 

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados. 

Na última edição, de 2019-2020, os 11.246 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 23 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 92 projetos.

 

SERVIÇO

Inscrições para Laboratório do Intérprete-Criador (Lab.IC) 2021

De 26 de julho a 08 de agosto

Público: artistas da dança residentes no Espírito Santo acima de 16 anos

Vagas: 5 (cinco)

Regulamento e formulário de inscrição: https://forms.gle/5D8sqUPXaZC8kppPA

Dúvidas: lab.ic.danca@gmail.com

 

>> Canais do Lab.IC Dança:

Instagram: https://www.instagram.com/labicdanca/

Facebook: https://www.facebook.com/labicdanca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário