terça-feira, 8 de junho de 2021

Websérie Guerreiras Negras: videodança e luta contra o racismo

Diferente do que é retratado nos livros didáticos, a escravidão não dependeu estritamente da Lei Áurea para acabar. Muito antes de 1888 já haviam Dandaras, Anastácias, Aqualtumes, Marias Felipas e Zacimbas, mulheres que por vezes, de dentro dos quilombos brasileiros, lutavam contra o sistema escravagista e foram apagadas e esquecidas ao longo da história. Pensando nisso, os roteiristas Lalau Martins e Anderson Lima criaram a websérie “Guerreiras Negras”, que conta a história de luta de cinco mulheres negras num diálogo entre a dança e o audiovisual. 

Lalau Martins em cena como Dandara. Foto: Marcelo Braga.

Dividida em 5 episódios, a atriz e coreógrafa Lalau Martins dá vida a Dandara, Anastácia, Aqualtume, Maria Felipa de Oliveira e Zacimba Gaba, mulheres que foram essenciais na luta e trajetória do povo negro desde muito antes da abolição da escravidão. “Guerreiras Negras” faz uma interlocução entre presente e passado, abordando de forma artística e poética temas como racismo, liberdade e representatividade por meio da videodança e tem como objetivo dar voz e visibilidade às mulheres negras, incluindo suas trajetórias e seus contextos. 

Com direção de Anderson Lima e produção de Diego Carvalho, este projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, no edital Cultura Digital e tem o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal. 

Os episódios serão exibidos sempre às quintas-feiras, e para o episódio de estreia vamos conhecer melhor a história de Dandara, no canal “Lalau Martins”, no YouTube, a partir das 20h.


SERVIÇO

Websérie Guerreiras Negras

Gratuito

Disponível no YouTube no canal Lalau Martins

Realização: Cia. VSD


Nenhum comentário:

Postar um comentário