quarta-feira, 16 de junho de 2021

Inscrições abertas para oficinas do Dança na Roda

Estão abertas, de 16 a 25 de junho, as inscrições para o DANÇA NA RODA, um encontro entre artistas e público em formato de oficinas para compartilhar processos de criação em dança. Os inscritos são convidados a conhecer e experimentar os processos criativos dos artistas convidados, em encontros com 3 horas de duração, realizados através da plataforma Zoom. As vivências acontecerão nos dias 3, 10 e 17 de julho, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas (através do link abaixo), e interessados podem escolher de quais encontros desejam participar.

Edição 2016 do Dança na Roda, no foyer do Teatro Carlos Gomes. Foto: Maria Fernanda Araújo.


Os artistas convidados que conduzirão as vivências do Dança na Roda são Elídio Netto (ES), Renata Costa (RJ) e Mariana Pimentel (RJ), que trarão, respectivamente, as perspectivas de dança para a cena; dança e educação; e gestão e curadoria em dança. Todos os encontros terão momentos práticos, em que a utilização de roupas leves e um espaço para experimentação, mesmo que pequeno, serão necessários. Não há pré-requisitos técnicos para os participantes.

“Muitas vezes, quando a gente pensa em ‘processos criativos em dança’, é mais comum associar ao fazer criativo para a cena, para a criação de espetáculos e coreografias. Porém o processo criativo em dança está presente também na educação e na gestão, e é importante que pensemos nessas interfaces como espaços de criação, e não de reprodução técnica e teórica engessada”, aponta a coordenadora do projeto, Ivna Messina.

 

Sobre as vivências e os condutores


O bailarino, coreógrafo e produtor cultural Elídio Netto trará a oficina “Corpos textualizados”, que pretende realizar, em abordagem simples, uma visita à paisagem interna de cada um, onde o corpo esteja alegre e fortalecido. Elídio é diretor da Homem Cia de Dança e da Cia NegraÔ. Pesquisador de dança moderna e de danças negras, é realizador do Ateliê de Danças Negras do Espírito Santo. O Dança na Roda com Elídio abordará seus processos de criação em dança para a cena.

A artista da dança, preparadora corporal e educadora Renata Costa compartilhará seus processos de criação em dança como educadora. Renata é criadora da abordagem Movimento Criativo, que aplica em escolas regulares e escolas de dança, para crianças e adultos, além de viajar pelo Brasil com oficinas para educadores. A oficina partirá do entendimento de que a criatividade não é uma exclusividade dos processos coreográficos, mas também um caminho fundamental para a aprendizagem em dança.

E na oficina “Ajuntamentos (im)possíveis para mover futuros”, a artista da dança, produtora cultural e gestora Mariana Pimentel irá compartilhar reflexões, práticas e estratégias de criação de contexto para a dança no atual cenário brasileiro, no qual a atuação em rede é vital para reinvenção das condições de trabalho e de (re)existência. Mariana pesquisa práticas colaborativas no sistema produtivo da dança. É sócia na produtora multilinguagens Dos Voos e integra a equipe de artes cênicas do Departamento Nacional do Sesc, coordenando de maneira compartilhada projetos como o Palco Giratório e o Sesc Dramaturgias.

 

O Dança na Roda é uma realização do portal Dança no ES e faz parte do projeto de manutenção do site contemplado pelo Edital Setorial de Dança da Secult ES/Funcultura 030/2019. O projeto teve sua primeira edição em 2016, quando foi realizado no foyer do Teatro Carlos Gomes, em Vitória (ES), com a participação de artistas da dança do Espírito Santo, de forma aberta ao público.

 

SERVIÇO

DANÇA NA RODA

Inscrições de 16 a 25 de junho

Realização: 3, 10 e 17 de julho, das 14h às 17h (encontros independentes entre si)

Link para Inscrição: https://forms.gle/HmxptSVdWhkbjJ1k9

Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário