segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Hibridismos e workshop com Gabriela Moriondo

Com mais de 10 anos de experiência, a bailarina Gabriela Moriondo teve um desafio incomum durante a pandemia: coreografar do zero um espetáculo em formato de live 3D de uma banda de rock. O resultado desta aventura você encontra na live “Da Ordem ao Fluxo - Uma Live Híbrida e Experimental”, criada pelo Coletivo Metassoma (ES), que traz como protagonista o projeto My Magical Glowing Lens, criado pela multi-instrumentista e produtora musical Gabriela Terra. O trabalho audiovisual está disponível online, no canal da MMGL. 

Gabriela Moriondo ministrará workshop de dança contemporânea. Foto: Bernardo Firme.


O primeiro contato entre coreógrafa e rockeira se deu ainda em 2020, quando a artista da música buscou aulas de dança com a bailarina. E assim começaram os encontros online durante a pandemia, que aconteciam enquanto pensavam no processo de criação. “Percebemos várias reflexões e processos análogos entre dança e música nos encontros, numa espécie de identificação. Daí surgiu o convite de continuar trabalhando com ela e integrando a equipe de Da Ordem ao Fluxo. O que foi uma alegria, pois sou fã do trabalho da Gabriela Terra, que se entregou aos exercícios de improvisação em dança de uma forma impressionante e dançou como se houvesse dançado a vida inteira. Sempre comentei com ela sobre sua inteligência corporal e criatividade”, avalia Gabriela Moriondo.

"Da ordem ao fluxo" está disponível no YouTube. Foto: Divulgação.


A naturalidade dos movimentos de Gabriela Terra não aconteceu sem um trabalho racional de Moriondo. A coreógrafa conta que buscou inspiração na expressão corporal da multi-instrumentista, como se os movimentos já existissem no próprio corpo de Gabi Terra. Com ensaios síncronos e virtuais, o processo se deu graças a uma metodologia elaborada em conjunto entre as duas. Por meio de reuniões online, o aprendizado corporal de Gabriela Terra foi acompanhado pelo diretor artístico Glauber Vianna, que ajudava a imaginar os cenários que estão presentes no projeto “Da Ordem ao Fluxo”. 

Após alguns meses de ensaio, o projeto “Da Ordem ao Fluxo - Uma Live Híbrida e Experimental”, teve resultado positivo para Gabriela Moriondo, que vê com bons olhos o encontro entre dança e tecnologia: “As danças digitais com o uso da tecnologia de motion capture tem possibilitado criações incríveis e inéditas em dança. Sempre comento apaixonadamente com a equipe quando compartilhamos resultados, que quero muito continuar investigando essas possibilidades. Assim surge também o Coletivo Metassoma, que nasce do nosso encontro e do desejo de continuar criando. Busco, na dança contemporânea, explorar inesgotavelmente as possibilidades do corpo”. A bailarina concederá gratuitamente Workshop de Dança Contemporânea na próxima quarta-feira (04/08), via inscrição. Detalhes no serviço.


SERVIÇO


Live Híbrida e Experimental “Da Ordem ao Fluxo”

Gratuito.

Assista em: https://youtu.be/G-Hp4BEXSYc 


Workshop Dança Contemporânea com Gabriela Moriondo

Gratuito, 20 vagas.

Data: 04/08/2021 (quarta-feira).

Horário: 19h.

Duração: 2h.

Inscrição:  https://forms.gle/XpjKFeQ196F4GHk28


Nenhum comentário:

Postar um comentário