sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Grupo Atuação estreia websérie Corpo-Rio

Três artistas da performance dançam pelo percurso do rio Itapemirim, principal curso d’água da região Sul do Espírito Santo. Esse é o mote da websérie “CORPO-RIO”, documentário experimental em cinco episódios que estreia no próximo domingo (8), às 20h. A produção será exibida no canal de YouTube do GRUPO ATUAÇÃO, coletivo de artistas sediado em Cachoeiro de Itapemirim que comanda o projeto.

“CORPO-RIO” foi produzida durante o primeiro semestre de 2021, a partir de visitas, laboratórios e pesquisas do grupo em quatro cidades capixabas por onde o rio passa: Alegre, Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes.


Em cena, performers se conectam com os elementos da natureza. Foto: Esther Loris.

O episódio de estreia, “Prelúdio”, apresenta os artistas Gabriela Prado, Leonardo Dariva e Weber Miranda dançando em uma casa de Cachoeiro, com marcas visíveis de uma enchente ocorrida em janeiro de 2020. Os episódios seguintes foram filmados em locais abertos das quatro cidades, traçando paralelos entre aspectos do rio e os quatro elementos da natureza.

Em Alegre, o elemento “ar” é o tema escolhido devido ao vapor d’água da imponente Cachoeira da Fumaça. Em Jerônimo Monteiro, o cultivo e a agricultura evocam o elemento “terra”. Em Cachoeiro, onde o rio corre em meio à paisagem fortemente urbanizada, o elemento “fogo” se faz presente. E o encontro final com o oceano Atlântico, em Marataízes, aborda o elemento “água”.

Buscamos trabalhar na interface entre ecoperformance e vídeo-documentário para trazer à tona imagens desta imersão corpo-rio. Ampliar o cuidado com o meio global conectado com uma práxis artística que busca um corpo ético/político/estético é a proposição dessa websérie. As imagens criadas não são apenas imagens, mas pulsões, proposições capazes de afetar, desconstruir e conectar performer e público.” comenta Weber Miranda, que além de atuar como performer é produtor executivo e um dos diretores do projeto.

A websérie, assim, é uma forma diferente de retratar a relação dos seres com os recursos hídricos e os demais elementos da natureza, focando no trajeto do Itapemirim, que tem uma importância muito grande para toda uma região – tanto do ponto de vista socioambiental, quanto por aspectos culturais e afetivos.

“CORPO-RIO” foi selecionado em edital de Cultura Digital, da Lei Aldir Blanc (Inciso III), lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), com recursos repassados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


SERVIÇO

CORPO-RIO

Websérie documental com performances no rio Itapemirim, no Sul do ES.

Estreia: 8 de agosto, às 20h.

Realização: GRUPO ATUAÇÃO

Direção: Victorhugo Amorim e Weber Miranda

Onde assistir: YouTube do GRUPO ATUAÇÃO


Saiba mais em: http://linktr.ee/corporio

Nenhum comentário:

Postar um comentário