terça-feira, 3 de agosto de 2021

Balé da Ilha Cia de Dança lança série

Nos dias 06 e 07 de Agosto, o Balé da Ilha Cia de Dança irá estrear seu novo trabalho. Poema Gestual é uma websérie original de videodança, composta por três “vidas”. A estreia terá formato virtual e ficará disponível por trinta dias na plataforma do YouTube. Além da série de videodança, a Cia irá oferecer um bate-papo sobre o processo de criação e uma oficina gratuita, no dia 07 de Agosto.



Websérie terá exibição gratuita no YouTube. Foto: Bernardo Firme.



A proposta pretendeu enquadrar-se no tema “colonização gestual na era tecnológica”, visto que não somente os artistas, mas o mundo se encontra em total estado de trânsito por este espaço. O gesto foi a ação que norteou o trabalho, mas a intenção foi desvelar conceitos, percepções e afetos que nos conectassem tanto com a “micropolítica da subjetivação” quanto a “macropolítica da objetivação” coletiva, a fim de se constituir um paralelo que revelasse a riqueza dessa experiência e a importância de se discuti-la.

Para isto, foram elencadas três situações nas relações do cotidiano que foram evidenciadas nesta  pandemia. A primeira chama-se de "Pele", em que são retratados os encontros e desencontros, evidenciando o tocar e o não tocar como uma questão que virou tabu. A segunda coloca em evidência a violência doméstica em “Nossas vidas importam”, visto que com o confinamento o mundo inteiro sofreu um aumento considerável nos índices de agressão doméstica. A última, retrata as transformações e as relações do cotidiano no trabalho, um recorte de pessoas em ambientes fechados como escritório, “Na dúvida use álcool”.

Este trabalho é inspirado na obra Poema Gestual, realizada pela coreógrafa Patrícia Miranda de Azevedo para a Cia Brasileira de Ballet. O projeto neste novo formato tem releitura feita por Eliane Miranda, direção geral de Karla Ferreira e foi contemplado pelo Edital Emergencial Artes Integradas/2020, com apoio da Secult ES por intermédio da Lei Federal Aldir Blanc, Secretaria Especial de Cultura, Ministério de Turismo - Governo Federal.


SERVIÇO


Poema Gestual: Pandemia, 3 vidas.


Estreia e apresentação da série de videodança - 06 de Agosto, às 20h. 


Oficina de Processos Criativos pela plataforma Zoom - 07 de agosto, às 10h. 


Bate-papo sobre o processo de criação com a Equipe Técnica - 07 de agosto, às 20h30. 


Informações: Instagram Balé da Ilha Cia de Dança (@baledailhaciadedança)

Link de acesso para as atividades: https://linktree.li/poema-gestual


EQUIPE TÉCNICA

DIREÇÃO GERAL: Karla Ferreira

CONCEPÇÃO DO PROJETO: Eliane Miranda e Patrícia Miranda

ARTISTA RESIDENTE: Liliane de Grammont

DIREÇÃO DE VÍDEO: Rafael Teixeira e Lucas Carvalho

DIREÇÃO MUSICAL: Ed Cortês

FOTOGRAFIA: Bernardo Firme

IDENTIDADE VISUAL: Rafael Teixeira

BAILARINOS: Alyne Curi, Karolline Tristão, Lucas Silva, Priscila Lages, Rodrigo Soares e Thayná Fabiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário