terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

“Moquear: Sem Receita” faz circulação pelo ES

 


Narrado em primeira pessoa, o espetáculo com apresentações gratuitas dias 05, 11, 12, 15 e 16 de fevereiro às 18h30, traz Yuriê, artista e mulher que se utiliza das linguagens que domina, as danças urbanas, a capoeira, as danças populares e as danças afro-brasileiras, para tentar responder sua inquietação: com quantos corpos se faz uma moqueca? Em Vitória, será oferecida uma oficina gratuitamente, informações no serviço. 


Espetáculo faz apresentações gratuitas seguidas de roda de conversa. Foto: Luara Monteiro.

“Meu corpo é terra colonizada”, diz o início do texto assinado por Alexsandra Bertoli. Juntamente à palavra, o solo “Moquear: Sem Receita” utiliza diversas linguagens em dança para fazer um paralelo entre a receita da moqueca, prato que representa um aspecto da identidade cultural do Espírito Santo, e os elementos que compõem a intérprete como mulher brasileira de ascendência indígena-negra-europeia. 


O termo “moquear” trata de uma técnica de cozimento indígena em que os alimentos são preparados no caldo dos próprios ingredientes. Essa mistura típica do Brasil e muito presente no litoral é utilizada como uma referência simbólica no espetáculo para fazer um resgate sociocultural da formação de nossos povos. Dentro desse caldeirão ancestral, o espetáculo aborda questões como o racismo, a objetificação da mulher, a dualidade entre colonização e descolonização e a fusão de etnias que compõem o povo brasileiro. 


O início do projeto se deu no terreiro da Igreja Reis Magos, localizada em Nova Almeida, Serra, cenário de violência contra os povos indígenas e negros escravizados. Seguimos pesquisando pontos de interesse, como as telhas feitas nas coxas dos escravizados, a contraposição de conhecimento científico à oralidade, o olhar romântico e ao mesmo tempo colonizador do indianismo, a violência contra as minorias e os rastros que configuram corpos brasileiros deixados pela influência (genética ou não) de negros, indígenas e europeus”, aponta Yuriê. 


Após a apresentação do espetáculo o público poderá participar de uma roda de conversa com a equipe do projeto. A circulação de “Moquear: Sem Receita” tem o apoio do Edital 023/2020 Setorial de Dança - Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura do ES. 


SERVIÇO


Apresentação de “Moquear: Sem Receita”


ITAPEMIRIM - Data: 05 de fevereiro. Horário: 18h30. Local: Quintal Dona Música. Rua Donatilla Bahiense Lopes, 60 - Itaipava, Itapemirim - ES.

NOVA VENÉCIA - Data: 11 de fevereiro. Horário: 18h30. Local: Centro Cultural Casarão. R. Agostinho Biral, 254 - Beira Rio, Nova Venécia - ES.

CONCEIÇÃO DA BARRA - Data: 12 de fevereiro. Horário: 18h30. Local: Casa da Barra. Rua 23 de maio, 91 - Centro, Conceição da Barra - ES.

VITÓRIA - Data: 15 de fevereiro. Horário: 18h30. Local: Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” - Mucane. Avenida República, 121, Centro Histórico, Vitória – ES.

GUAÇUÍ - Data: 16 de fevereiro. Horário: 18h30. Local: Casa de Veneranda. Av. Gov. Lacerda de Aguiar, 207 - Centro, Guaçuí - ES.

Valor: Gratuito.

Classificação: Livre.

Duração: Aproximadamente 45 min.


Oficina Dance Fusion: Como descolonizar um corpo? Módulo: FUNK Brasileiro. Quem descobriu o Brasil não foi Cabral. Data: 14 de fevereiro. Horário: 19h00. Local: CASU. Rua Marechal Floriano, 640, Maruípe, Vitória - ES. Valor: Gratuito. Classificação: 16 anos. Duração: 2 horas. Inscrições: No perfil do espetáculo https://www.instagram.com/moquearsemreceita/ Sinopse: Na oficina, Yuriê Perazzini apresenta conceitos como a descolonização e a emancipação pedagógica por meio da malemolência, da memória e das trocas pela fala e pela escuta, convidando os participantes a experimentarem em seus corpos as proposições presentes no espetáculo Moquear: Sem receita. FICHA TÉCNICA Solo de Yuriê Perazzini Criação, concepção e direção executiva: Yuriê Perazzini Direção Cênica: Ivna Messina Iluminação: André Stefson Produção executiva: Baobá Cultural Figurino: Antônio Apolinário Redes sociais e material gráfico: Carolina de Mello Fotografias: Luara Monteiro Operadora de som: Luisa Aguiar Realização: YUP! Produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário