sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Coletivo Emaranhado estreia espetáculo infantojuvenil

 


Inspirado na obra de Kiusam de Oliveira, o espetáculo de dança “O mar que banha a Ilha de Goré” ganha os palcos do MUCANE, em Vitória (ES). A montagem é direcionada ao público entre 06 e 12 anos, e conta a história de Kika, uma menina brasileira que realiza uma viagem para conhecer a Ilha de Goré, no Senegal, país localizado na África Ocidental. A apresentação é gratuita e acontecerá entre os dias 05 e 21 de novembro, com classificação etária livre.

 

Com seis artistas em cena, o espetáculo cria subjetividades e um ambiente lúdico em que crianças dialogam e apresentam seus países (Brasil e Senegal). A apresentação traz como propósito o diálogo e apresentação de elementos estéticos para ampliar o repertório lúdico do público infantojuvenil, ao mesmo tempo que traz o recorte da perspectiva afrodiaspórica.

 

No espetáculo, crianças dialogam e apresentam seus países, Brasil e Senegal. Foto: Bernardo Firme.


Kiusam de Oliveira é uma das maiores referências nacionais em literatura negra infantil, possui vasto currículo no segmento da arte e educação. O livro se tornou inspiração após a autora participar do Festival Mundial de Artes Negras (FESMAN), em Dakar, no Senegal. Nesta obra, os leitores fazem o caminho inverso das viagens empreendidas pelos africanos escravizados a partir do século XVI. A mensagem central da obra é mostrar que a criança negra precisa saber suas origens em solos africanos, e entender o protagonismo africano em termos de berço da humanidade. 


A apresentação é uma organização do Coletivo Emaranhado, com realização do Bule Estúdio Criativo, e conta com apoio da Secult do Espírito Santo, via Edital 030/2019 - Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Dança no Estado do Espírito Santo.

 

 

SERVIÇO


O mar que banha a Ilha de Goré


Quando: 05/11 (8h) l 07/11 (9h e 16h) l 12/11 (8h e 14h) l 19/11 (8h e 14h) l 20/11 (9h) l 21/11 (9h e 16h).


Onde: MUCANE - Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas.


Endereço: Av. República, nº 121 - Centro - Vitória/ES.


Gratuito: Ingresso no local.


Classificação: Livre.


Duração: 50 min.


Nenhum comentário:

Postar um comentário