quinta-feira, 6 de maio de 2021

Inscrições abertas para o seminário “Z Convida”

 O evento terá a presença de artistas convidados que debaterão entre si e com o público em dez mesas temáticas.

Estão abertas desde 4 de maio as inscrições para o seminário online “Z Convida”, que será realizado pelo Grupo Z de Teatro de 13 a 30 de maio, sempre das 16h às 18h, através da plataforma Zoom, com temas relevantes para as artes cênicas na contemporaneidade. Para participar, é necessário fazer inscrição online até duas horas antes do encontro escolhido. Os interessados podem se inscrever em quantas mesas quiserem, gratuitamente, e não há pré-requisitos.

Os temas que serão abordados dizem respeito à Direção, à fusão de Dança e Teatro, às mulheres na Dramaturgia, à relação das Artes Cênicas com as Artes Visuais, à Preparação Corporal do intérprete, ao hibridismo de linguagens, à Iluminação, ao papel do intérprete-criador, a trabalhos solo e à relação da cena com a política.

Apresentação de Revoada na UFES, espetáculo de dança do Grupo Z e Repertório. Foto: Carlos Queiroz.   

No formato proposto para o evento, cada mesa temática contará com três oradores(as), entre membros do grupo e convidados, estabelecendo-se o tempo de 15 minutos de exposição para cada um deles(as). Após esse primeiro momento, o público presente também poderá participar com questionamentos e colocações, caso tenha vontade. Serão disponibilizadas 90 vagas por mesa.

“Reunir os integrantes do grupo com convidados e o público tem, ao mesmo tempo, a intenção de compartilhar o saber construído pelo grupo e de abrir espaço para vozes e saberes diversos. De compartilhar olhares vários sobre o nosso fazer e nossos modos de trabalho”, afirma o diretor e dramaturgo Fernando Marques.


Confira a programação das mesas relacionadas à Dança do “Z Convida”:

14 DE MAIO (SEXTA) – “Dança e Teatro: interseções” (Oradores: Carla van den Bergen, Ivna Messina e Gil Mendes)

16 DE MAIO (DOMINGO) – “A Cena e as Artes Visuais” (Oradoras: Alexsandra Bertoli, Luara Monteiro e Rubiane Maia)

21 DE MAIO (SEXTA) – “A Preparação Corporal e o Treinamento em Teatro e Dança” (Oradores: Carla van den Bergen, Eldon Gramlich e Roberta Portela)

22 DE MAIO (SÁBADO) – “Hibridismos” (Oradoras: Ivna Messina, Patricia Galleto e Vivian da Cunha)

28 DE MAIO (SEXTA) – “O Intérprete-Criador” (Oradores: Daniel Boone, Gabriela Camargo e Nicolas Corres Lopes)

29 DE MAIO (SÁBADO) – “Solo: o Trabalho além do Grupo” (Oradores: Ivna Messina, Luiz Carlos Cardoso e Yuriê Perazzini)


Este evento está sendo realizado com recursos do Funcultura através do edital emergencial da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.


SERVIÇO

Z Convida

GRATUITO

De 13 a 30 de maio, das 16h às 18h

Inscrições e informações através do link (disponível nas redes sociais do Grupo Z): https://linktr.ee/grupozteatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário