quarta-feira, 10 de março de 2021

Oficinas de dança em Domingos Martins

Estão abertas até o dia 12 de março inscrições para o I Ciclo de Formação em Dança e Teatro online em Domingos Martins.

O Ciclo tem como objetivo a difusão das artes cênicas no município e será realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, através do Fundo Municipal de Cultura de Domingos Martins.

Ao todo serão quatro oficinas gratuitas e virtuais, distribuídas em dois eixos – um para formação de professores e outro para artistas e grupos das artes cênicas. Todas elas gratuitas e online.

A prioridade é para moradores de Domingos Martins (ou professores das escolas da cidade), mas se você for de outro município do ES e tiver interesse, inscreva-se – se houver vagas remanescentes, você tem chance.

Os ministrantes da formação são artistas e arte-educadores domiciliados em Domingos Martins e integram o quadro de professores da Cena Escola de Dança, sediada no município.

A artista Carla van den Bergen ministrará uma das formações online. Foto: Luara Monteiro.

Veja uma breve descrição das oficinas de dança:

Eixo I – Professores 

A Dança na Educação Infantil 

A Oficina pretende trazer a dança como mais uma ferramenta lúdica para profissionais da Educação Infantil, potencializando o brincar como descoberta do aprender, a observação e estímulo dos sentidos e a verbalização e conhecimento das emoções. Propõe um ambiente favorável à investigação e troca através da linguagem do corpo para as diversas possibilidades/situações que a escola nos oferece. Isso será feito a partir de reflexões, experiências e diversas vivências, tendo como horizonte o desenvolvimento da criança na primeira infância. 

 

Público-alvo: professores, monitores, auxiliares e estagiários da Educação Infantil. 

Carga horária: 8 horas (distribuídas em 04 encontros de 02 horas cada).

Número de vagas: 20.


Oficineira: Gabriela Camargo é professora de balé clássico e dança contemporânea, coreógrafa e artista bailarina formada pela Escola Estadual de Dança Maria Oleneva (RJ). É também educadora parental certificada no PDA Positive Discipline Association, ciadora de uma metodologia própria de balé infantil, fundadora do evento QueSeDance e diretora da Cena Escola de Dança. 


EIXO 2 – Grupos de Dança e Teatro 


Capacitação para a Formação de Grupos de Dança e Teatro 

Esta oficina tem como objetivo dar suporte a pessoas que tenham interesse em criar grupos de teatro ou dança, ou capacitar um grupo já em atividade. Serão abordadas questões fundamentais para criação e manutenção de grupos, como o trabalho colaborativo, a pesquisa e formação artística continuada e processos de produção cultural.

  

Carga horária: 6 horas (distribuídas em 03 encontros de 02 horas cada).

Público-alvo: artistas de qualquer linguagem e outros interessados em criar ou reciclar um grupo de artes cênicas. 

Faixa etária: a partir de 16 anos. 

Número de Vagas: 20. 

 

Oficineira: Carla van den Bergen é fundadora do Grupo Z de Teatro, criado em 1997 e ainda em funcionamento em Vitória, ES. Faz a direção de produção do grupo, e divide a direção artística com Fernando Marques. Montou 23 trabalhos com a companhia nas áreas de dança e teatro, tendo atuado como produtora, atriz, bailarina e iluminadora, coreógrafa e diretora artística ao longo desses anos. Com o grupo, desenvolveu diversos projetos de circulação de espetáculos e de formação de artistas. Há 15 anos ministra oficinas compartilhando uma metodologia própria de trabalho em dança e teatro. Além do Grupo Z, já dirigiu outras companhias e escolas de dança como a Quórum Cia de Dança e o Balé da Ilha, atualmente é também diretora da Cena Escola de Dança.


SERVIÇO

I Ciclo de Formação em Dança e Teatro

GRATUITO

Onde: Online

Quando: de 15 a 29 de março

Inscrições: via formulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário