quarta-feira, 21 de abril de 2021

Registro fotográfico da dança no ES

O livro Instantes Visíveis – Três Décadas de Dança Contemporânea Capixaba, do fotógrafo Carlos Antolini, será lançado no dia 28/04 e traz a memória fotográfica da dança no Espírito Santo, desde a sua profissionalização em meados da década de 80. A partir da fusão de duas artes – a dança e a fotografia – a obra proporciona uma viagem no tempo.

Carlos Antolini é fotógrafo residente da Cia de dança Mítzi Marzzuti desde 1986 e possui uma trajetória conhecida em fotografia de dança: seu acervo conta com cerca de 40 mil imagens de 42 espetáculos da Cia. Mítzi Marzzuti e mais 20 mil fotografias de outras companhias capixabas e de fora do Estado. Fotógrafo concursado da Prefeitura de Vitória, Carlos vem atuando como coordenador de projetos fotográficos nas áreas cultural, turística e de empoderamento social.

Fotógrafo Carlos Antolini lança livro. Foto: divulgação.


A dança profissional capixaba possui uma história riquíssima, com superação de obstáculos diversos. Essa história, no entanto, encontra poucos registros. Não é fácil encontrar informações sobre as companhias profissionais de dança que atuaram e ainda atuam, seus espetáculos, bailarinos. O livro Instantes Visíveis será, assim, uma fonte de informação e pesquisa para o cenário artístico-cultural capixaba.

Instantes Visíveis conta com a chancela da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Funcultura. Esse é o quarto livro no currículo do fotógrafo. Carlos lançou em 2000 Belezas Naturais do Espírito Santo; em 2004, o primeiro livro de registros da dança capixaba – Retrato do Gesto; e foi também responsável por Aruanda - Religiões Afrodescendentes em Vitória, lançado em 2018. 

SERVIÇO

Livro Instantes Visíveis – Três Décadas de Dança Contemporânea Capixaba
Lançamento on-line: 28/04, às 20h10, via plataforma Zoom.
Tiragem: 1.000 (mil) exemplares. Será vendido em livrarias e estará acessível também em bibliotecas e Centros Culturais do ES. No lançamento será disponibilizado link para visualização on-line.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário