sexta-feira, 8 de junho de 2018

Oficina de Movimento Devir-Negro: Como dar Passagem?

A psicóloga e bailarina Janaína Coelho propõe a Oficina de Movimento Devir-Negro: Como dar Passagem? no dia 30 de junho na Serra.

Sinopse: O conceito de raça é uma abstração que marca os corpos em hierarquias e funções. E estas marcas vão produzindo jeitos e gestos na nossa experiência de indivíduo, modulando os afetos, as emoções e os sentimentos. Esta Oficina de Movimento tem como proposta experimentar como estas marcas estão nos constituindo e produzindo relações. E esta experimentação será acionada pela via concreta do corpo, ou seja, músculos, vísceras, ossos, sinapses etc. Afinal, é por aí que existimos e nos relacionamos. Ao entrar em contato com essas marcas identitárias, será exercitado e encorajado aquele pulso de desejo que nos coloca mais aproximados com as expressões de autonomia e liberdade de ser. E esse estímulo se dará tendo a Negritude como fundamento. Quer dizer, as heranças e referências Negras que, por vezes, negamos ou tratamos também como abstrações. Investiremos em construir um corpo menos modulado pelas hierarquias raciais que apequenam e restringem nossa vida. Dar passagem ao devir-negro é, então, romper com as hierarquias das relações sociais e dos afetos.


A facilitadora Janaína Coelho é psicóloga e bailarina.


Mini bio: Janaina é psicóloga (CRP16/3750), Mestre em Psicologia Institucional (UFES) onde desenvolveu uma pesquisa que procurou colocar em análise os processos de subjetivação da negritude; Idealizou, em parceria, o Projeto Cabelaço na Escola que levou a discussão sobre “relações raciais” para escolas públicas da Grande Vitória. Atua como psicóloga clínica desde 2016; estudiosa das práticas e intervenções corporais no campo da psicologia. Atualmente também está como docente de psicologia.

SERVIÇO 
Oficina de Movimento Devir-negro: Como dar Passagem?
Dia 30 de junho de 2018
De 9 horas às 13h30
No Instituto Equilybrio (Rua Mercado, nº08, Valparaíso, Serra).
Investimento: R$ 100 reais.
Inscrições pelo e-mail janaina.fpc@hotmail.com ou pelo telefone (27) 99643-8270.
Recomenda-se estar com roupas confortáveis.

Programação: 
9h – Café da manhã
9h30 – Início da Oficina
12h20 – Intervalo
12h40 – Retorno da Oficina
13h30 – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário