sábado, 22 de outubro de 2016

Imaginar geografias

Imaginar Geografias é um conjunto de trabalhos artísticos: performance de dança, exposição e programas de rádio, desenvolvido a partir de narrativas de deslocamento de migrantes em situação irregular e de refugiados, dando visibilidade às histórias vividas por eles durante as suas travessias. A partir dessas histórias, a questão da migração surge para repensar a configuração rígida das fronteiras do mapa-mundi, propondo um olhar no qual os territórios mundiais possam ser compreendidos como mais permeáveis. A migração ainda é tratada como um problema a ser controlado, demonstrando que a organização territorial e a possibilidade de movimento através desses territórios está atrelada a um domínio político e econômico sobre o espaço. A migração coloca em xeque a ideia de um mapa estático e obriga-nos a compreender o espaço geográfico como aberto e em transformação: cria pontes, transpõe rios e oceanos, aproxima continentes.

Imaginar a geografia é uma proposta de pensar um espaço em movimento, transformado pela experiência, pela imaginação de cada indivíduo. Um mapa em processo, traçado no momento em que nos deslocamos pelo espaço. Nesse sentido a impossibilidade de movimento, as fronteiras e barreiras perdem seu sentido.

O resultado do projeto contemplado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança (2014) acontecerá ao longo de uma semana no MAES e contará com exposição, duas apresentações da performance de dança e debates.

PROGRAMAÇÃO

EXPOSIÇÃO - Natalia Primo, Nathalia Vargas, Polliana Dalla Barba e Vanderson Passos
Abertura:
24 de outubro : 17h

Visitação:
24-28 de outubro: 17-20h
29 de outubro (sábado): 15-20h

PERFORMANCE
26 e 29 de outubro: 20h
*capacidade para 25 pessoas
**o agendamento deve ser feito pelo: agendamento.maes@gmail.com
Com os dados:
Nome:
e-mail:
Telefone:
Cidade:

DEBATE
24 de outubro: 20h
(artistas da exposição)

26 e 29 de outubro: 20h50
(artistas da peça)


ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário