domingo, 19 de fevereiro de 2017

Exposição Luz del Fuego

O centro de Cachoeiro de Itapemirim recebe, a partir desta terça-feira (21), a exposição “Cem anos luz – 100 anos de Luz del Fuego”, organizada pela prefeitura em parceria com artistas e familiares da dançarina cachoeirense, nascida em 1917.
As fotos estarão disponíveis para visitação sempre de segunda a sexta, de meio-dia às 18h, até dia 31 de março. O local é a sala Levino Fanzeres, no edifício Bernardino Monteiro, sede da prefeitura, na praça Jerônimo Monteiro.

São 18 imagens de fotógrafos diversos, além de pensamentos extraídos de jornais, revistas e livros publicados entre os anos 40 e 50, época em que o trabalho da cachoeirense teve maior destaque entre o público e a mídia brasileiros. Também integra a mostra uma pintura feita por Maria Elisa, sua sobrinha-neta.
Falecida há 50 anos, Luz del Fuego é considerada uma das artistas de visão mais inovadora e transgressora, “muito à frente de seu tempo”. Ela faria 100 anos no último dia 23 de janeiro, aniversário que motivou a equipe da Secretaria Municipal de Cultura a promover a homenagem.
“É importante frisar que Luz del Fuego, não bastasse sua postura de vanguarda no movimento naturista, de certa maneira antecipou as questões acerca do empoderamento feminino, tema tão  nos dias atuais”, considera a secretária municipal de Cultura, Fernanda Martins.
O nome de batismo de Luz del Fuego é Dora Vivacqua, a 15ª filha de Etelvina e Antônio Vivacqua, filhos de imigrantes italianos com forte influência na política da região. De acordo com Ricardo Salles, que atualmente produz um documentário sobre ela, a rebeldia de Dora surgiu ainda muito cedo, com aversão às convenções sociais e às ideologias conservadoras que lhe eram impostas. Salles foi um dos principais colaboradores para realização da mostra.
Mais tarde, foi chamada de “a bailarina do povo” ou “a mulher das cobras”, já conhecida internacionalmente, tanto pela arte da dança quanto por seu ativismo cultural, ambiental e comportamental, como na luta contra a ideia de que sua nudez fosse associada à imoralidade.

Entre as demais atividades de destaque, enfrentou preconceitos e tribunais, nas lutas com base em sua filosofia de vida, escreveu livros, fundou a primeira colônia de nudismo da América Latina e lançou um partido político baseado no naturismo.
Fonte: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

SERVIÇO 
Exposição “Cem anos luz – 100 anos de Luz del Fuego”
De 21 de fevereiro a 31 de março  (de segunda a sexta)
De meio-dia às 18h
Sala Levino Fanzeres (edifício Bernardino Monteiro, sede da prefeitura, praça Jerônimo Monteiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário